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Maneiras criativas de se fazer Link Building
Lucas Reis
Justilien Gaspard, um Consultor americano especializado em Link Building, critica em sua coluna no Search Engine Watch a forma padrão de se conseguir links na Internet. Segundo ele, a forma tradicional de se conseguir links através de spam comments (comentários excessivos em Blogs cujo único objetivo é gerar links para um site, e não contribuir para a discussão), spams em mídias sociais e compra de links acabam construindo um conjunto de links de baixa qualidade, e muitos destes links acabam sendo desconsiderados pelos buscadores na hora de classificar uma página. A grande oportunidade do link building seria incetivar os clientes a linkarem para o site de uma empresa.
Uma das principais características da Internet é o fato de que o usuário pode emitir as suas idéias dispendendo pouco tempo e dinheiro. E as opções não faltam: Blogs, Fóruns, Redes Sociais, Sites de Compartilhamento, Sites Pessoais, colunas em Sites colaborativos etc. Acontece, que este usuário com vez e voz também pode já ser um cliente, e por que não incentivá-lo a falar sobre a empresa da qual é consumidor?
Isto teria pelo menos duas conseqüencias positivas. Os textos feitos pelos usuários seriam ricos em palavras-chave e um link oriundo deles teria alto valor para os buscadores. Além disso, um tópico iniciado num Blog pode iniciar uma discussão sobre um produto ou empresa e "vazar" para outros Blogs e Fóruns, de onde podem surgir novos links de alta qualidade.
Uma outra conseqüencia positiva é que uma indicação despropositada de um blogueiro pode aumentar a credibilidade de uma Empresa, melhorando a sua imagem e solidificando a sua marca. Não se deve esquecer que a otimização de um site tem um imenso poder de construção e fortalecimento de marca.
Para incentivar os clientes a escreverem sobre uma empresa, pode-se, primeiro, identificar as páginas que já citaram a Comapanhia, mas não linkaram, para se entrar em contato com o editor da página e sugerir que crie este link. Uma outra forma é iniciar uma campanha de mail-marketing sugerindo que os clientes escrevam sobre a empresa. Em troca, pode se oferecer brindes ou qualquer outro tipo de compensação.
Assim, além de se avançar no processo de otimização das páginas de um site, se criam novas oportunidades de relacionamento, branding e vendas. Este é o bom Marketing de Buscas.
Uma das principais características da Internet é o fato de que o usuário pode emitir as suas idéias dispendendo pouco tempo e dinheiro. E as opções não faltam: Blogs, Fóruns, Redes Sociais, Sites de Compartilhamento, Sites Pessoais, colunas em Sites colaborativos etc. Acontece, que este usuário com vez e voz também pode já ser um cliente, e por que não incentivá-lo a falar sobre a empresa da qual é consumidor?
Isto teria pelo menos duas conseqüencias positivas. Os textos feitos pelos usuários seriam ricos em palavras-chave e um link oriundo deles teria alto valor para os buscadores. Além disso, um tópico iniciado num Blog pode iniciar uma discussão sobre um produto ou empresa e "vazar" para outros Blogs e Fóruns, de onde podem surgir novos links de alta qualidade.
Uma outra conseqüencia positiva é que uma indicação despropositada de um blogueiro pode aumentar a credibilidade de uma Empresa, melhorando a sua imagem e solidificando a sua marca. Não se deve esquecer que a otimização de um site tem um imenso poder de construção e fortalecimento de marca.
Para incentivar os clientes a escreverem sobre uma empresa, pode-se, primeiro, identificar as páginas que já citaram a Comapanhia, mas não linkaram, para se entrar em contato com o editor da página e sugerir que crie este link. Uma outra forma é iniciar uma campanha de mail-marketing sugerindo que os clientes escrevam sobre a empresa. Em troca, pode se oferecer brindes ou qualquer outro tipo de compensação.
Assim, além de se avançar no processo de otimização das páginas de um site, se criam novas oportunidades de relacionamento, branding e vendas. Este é o bom Marketing de Buscas.