Relatório mostra proporção de cliques falsos na publicidade on-line

Relatório de cliques falsos por países
A Click Forensics, empresa americana de administração de tráfego em Websites, divulgou ontem pesquisa sobre a quantidade de cliques falsos em anúncios na Internet. Segundo a empresa, 16,2% de todos os cliques em publicidade on-line no segundo trimestre de 2008 foram fraudulentos. O Número é menor que os 16,6% do último trimestre de 2007, mas é maior que a taxa de cliques fraudulentos de 15,8% do mesmo período do ano passado.

Na rede de afiliados a taxa de cliques falsos é de 27,6%. Entretanto, esses números não levam em consideração o descarte de cliques fraudulentos que os mecanismos de buscas realizam. Segundo o Google, com sua tecnologia de proteção a cliques falsos, a taxa cai para 0,02%.

Os Espanhós, arábes e irlandeses estão entre os líderes em gerar cliques não-naturais, os brasileiros também estão entre os que mais falsificam cliques. É curioso notar que a taxa de cliques falsos é menor onde a publicidade na Internet é mais desenvolvida. Nos EUA e na Inglaterra, onde, respectivamente, os anúncios on-line movimentam cerca de US$ 30 bilhões e US$ 6 bilhões, a taxa é muito menor que em outro países.

Boa parte dos cliques falsos são gerados pelos botnets, softwares desenvolvidos especificamente para clicar em publicidades expostas pela Web. Estes são responsáveis por 25% dos cliques fraudulentos, e são os mais difíceis de evitar. 58% das empresas grandes julgam os cliques falsos um problema para a publicidade on-line, e a própria Click Forensics está envolvida em trabalho coom o Yahoo! para desenvolver tecnologias de combate a esta prática.
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