Resumo - Como a Economia da Atenção Deve Ser Diferente



Capa do livro Economics of Attention, de LahamSe a atenção fosse apenas um tipo padrão da economia, uma economia focada nisto nunca emergiria porque a atenção já comporia a dinâmica predominante. Se nós fomos de uma economia baseada em fazer, comprar e vender produtos, para uma baseada na atenção, então nós devemos ter um ponto de inflexão. Nós mudamos a direção tanto em como nossas atividades estão ligadas quanto como elas são produzidas pelo desejo. Esta guinada deve ter alguma coisa a ver com o jeito que a atenção é diferente de um produto material, para nós.



Atenção é perseguida por métodos bem diferentes dos meios com que produtos de qualquer tipo são reunidos, produzidos ou comprados. Você não pode, geralmente ou confiavelmente, comprar isso. Diferente de commodities ou dinheiro, atenção não pode ser exatamente quantificada. Você pode acumular atenção, mas você faz isso primeiramente nas mentes de sua audiência; isso não pé tangível como são os produtos ordinários.  Em alguns graus, isto torna mais difícil de rouba-la ou até mesmo perde-la completamente. Também diferente dos produtos ordinarios na historio da Indústria, o suprimento total de atenção de outro ser humano permanence limitado. Não se pode aumentar isso significativamente. Nem se pode realmente substituir alguma outra coisa por atenção, da forma como podemos substituir energia solar ou nuclear por petróleo



Por que quantificar importa? Em algum momento por volta de 1945, economia convencional adquiriu um viés altamente matemático. Agora, matemática freqüentemente flerta com entidades que não são estritamente quantificáveis, como superfícies topológicas maleáveis. Não é este o tipo de matemática que os economistas escolhem.  Eles se involvem em elaborações de curves tipicamente encontradas em gráficos de economia. Tais curvas derivam seus significados de uma chave que subjaz hipótese. As entidades sendo grafadas devem ter valores numéricos que podem ser distintos em diferentes momentos (ou posições de qualquer outro parâmetro). De outra maneira, seria impossível saber, em qualquer ponto dado no gráfico, se a curva sobre, desce ou se mantêm. Deste modo, economistas empíricos estão sempre reportando pequenas variações em coisas como o suprimento de capital, o valor do índice da Bolsa de Nova Iorque, o número de casas vendidas na semana pessada, a taxa de desemprego, o preço do barril de petróleo a dívida pública nacional etc. Quanto mais sofisticado, os economistas oferecem resultados teóricos baseados em variações quantificáveis de tais entidades.



Com atenção, entretanto, existem, na melhor das hipóteses, nada mais que substitutos numéricos para atenção parcial, tais como listas de Best-Sellers, Nielsen ratings, e contas de visitas em Websites. Isto nos diz pouco sobre como e qual extensão da atenção foi paga. Nós não poderíamos determinar, por exemplo, se o total de atenção per capita subiu ou caiu na semana ou ano passado

ou, mais geralmente, se a sua porção de atenção subiu ou caiu. Se atenção em economia é “matematizável”, na economia da atenção isto requeriria uma matemática um pouco diferente.




Esta é uma sinopse do livro "The Economics of Attention: Style and Substancae in the Age of Information" de Richard Lanham.Conheça o livro aqui.


0 Responses to "Resumo - Como a Economia da Atenção Deve Ser Diferente"