Resumo de "César", de Allan Massie

Lucas Reis

Capa do livro César, de Allan MassieA História de César, livro de Allan Massie, se passa num período que se estende da Guerra Civil romana de 50ac às perturbações imediatamente posteriores ao assassinato do Ditador Júlio César.



César é narrado em primeira pessoa, seu narrador e protagonista é Décimo Júnior Bruto Albino, nobre e General romano e um dos arquitetos do assassinato de Júlio César.



Décimo Bruto escreve suas memórias em seu cativeiro na Gália, onde aguarda que os chefes gauleses decidam sobre o seu destino. Resolve então, escrever as suas memórias de modo a deixar para a posteridade a sua versão sobre o assassinato0 de César.Começa então a narrar sobre  a sua lealdade ao Ditador César nas várias campanhas em que estiveram juntos, incluindo ações na Espanha, na Gália e no Oriente. Bruto se esforça em salientar a importância de seus conselhos para o êxito das campanhas romanas e para a conseqüente expansão do Império.



Décimo Bruto não se esforça em fazer grandes descrições sobre sua personalidade, mas o faz de maneira magistral sobre o Gênio de César, além de outros importantes personagens do período romano. Salienta em César o seu carisma, charme, altruísmo, abertura às opiniões alheias e autoconfiança. No decorrer da história mostra como todas essas características vão dando lugar a uma arrogância, sentimento de infalibilidade e mostra um definhamento mental e físico do Ditador Perpetuo Júlio César. Entretanto, César mantem sempre o seu charme que tanto cativa aos seus súditos.




Bruto tenta mostrar que o assassinato de César não foi fruto de uma conspiração de traidores, mas, pelo menos de sua parte, um esforço para restituir aquilo que os romanos tanto lutaram para ter: liberdade de pensamento e igualdade entre os cidadãos. Tratava-se então de ações para restituição da República.



Esta é uma sinopse do livro "César" de Allan Massie. Conheça este livro e saiba quanta ele custa aqui.


Continuação de "César"
0 Responses to "Resumo de "César", de Allan Massie"