Grandes Empresas da Web se movimentam para abocanhar as verbas do próximo destaque da publicidade on-line: os displays


Nem redes sociais nem celulares, a próxima grande oportunidade do mercado publicitário da Web deve ser os displays exibidos em redes de afiliados. Quem diz isso são as três maiores empresas da internet mundial: Google, Microsoft e Yahoo.

Com o mercado de links patrocinados dominado pelo Google, as empresas se esforçam para se destacar nas outras formas de publicidade mais promissoras da Internet. A que, segundo essas empresas, deverá apresentar maior crescimento nas receita é o display. Tratam-se de anúncios gráficos, animações e gadgets. Este foi o começo da Web, mas este modelo foi superado pelos links aptrocinados do Google, por que então volta à tona? Agora, os grandes Portais da Internet planejam exibir publicidade gráfica não apenas em suas próprias páginas, mas também em sites parceiros. Segundo o Yahoo, os pequenos sites e blogs pessoais recebem 30% das visitas na Web brasileira, e têm potencial de gerar US$ 100 milhões ao ano. Para comparação, toda a publicidade na Internet Brasileira movineta cerca de US$ 350 milhões.

Para concorrer neste novo filão da publicidade on-line, todos os gigantes da Web foram às compras. O Yahoo! comprou a Right Media por US$ 650 milhões, o Google papou a Double Click por US$ 3,1 bilhões, e a desesperada Microsoft fez a maior aquisição de sua história ao comprar a DRIVEpm por extraordinários US$ 6 bilhões. A compra dessas empresas foi necessário para se adquirir tecnologia e Know-How em uma prática que deve aumentar a eficiência da publicidade na Internet: o behavior taget, ou marketing comportamental. As empresas compradas desenvolvem serviços e tecnologia que analisa o comportamento do usuário e define qual o melhor anúncio para cada um, além de traçar perfis dos melhores sites para se exibir uma publicidade. Neste sentido, o Google também desenvolveu uma ferramenta, o Google Adplanner.

O desafio agora dessas empresas é integrar as plataformas de publicidade gráfica com a de links patrocinados, e aumentar a rede de sites parceiros. O Google é a que está mais adiantado nestes aspectos, o seu Adwords já permite que o anunciante crie anúncios gráficos e de texto, e o seu Adsense já possui uma robusta rede de pequenos Websites. Mas o Yahoo! e a Microsoft não estão dispostos a perder mais essa para o Gigante de Mountain View. Fico na expectativa para ver qual vai ser a reação dos grandes portais brasileiros, UOL, IG e Globo.com.

Com informações do SEMBRASIL

2 Responses to "Grandes Empresas da Web se movimentam para abocanhar as verbas do próximo destaque da publicidade on-line: os displays"
Derleit said :
16 de julho de 2008 às 15:26
Acho interessante, quanto mais interesse das empresas em participar das publicidades da Web mais os editores irão oferecer conteúdos com qualidade.
Unknown said :
19 de julho de 2008 às 09:52
Sai escrito links patroconados.

um grande abraço,
Paulo Rodrigo Teixeira
www.marketingdebusca.com.br