Crescimento do E-Commerce no Brasil

Segundo pesquisa do E-bit divulgada no E-Marketer, o comércio eletrônico dobra de tamanho no Brasil a cada dois anos, e o faturamento do setor foi de aproximadamente R$ 4 bilhões em 2007, crescimento de 43% frente ao ano anterior, e uma cifra quatro vezes maior que o faturamento do e-commerce brasileiro em 2005.

Isso se dá devido ao crescimento no número de internautas que realizam compras pela Internet. Em 2007, 9,5 milhões de internautas compraram pela Internet, contra 7 milhões em 2006 e 1,1 milhão em 2001, ou seja, 79% do número média de usuários mensais de Internet em 2007. Esse número coloca o Brasil entre os países onde o e-commerce está mais avançado. No Japão, país onde a proporção de internautas compradores é a maior do mundo, 82% dos internautas fazem compras on-line. Nos Estados Unidos, por outro lado, apenas 63% dos internautas fazem compras pela internet. Entretanto, o faturamento do e-commerce americano ultrapassa os US$ 100 bilhões.

No Brasil, os produtos mais comprados pela Internet são os livros, revistas e jornais, com 17% do mercado. A forma mais popular de pagamento é o cartão de crédito. 49,47% dos internautas preferem usar o crédito para pagar as suas compras virtuais, contra 39,06% que preferem o pagamento via boleto bancário.

Uma importante forma de divulgação das lojas on-line são os links patrocinados, sejam em buscadores universais ou em buscadores verticais. Segundo dados do Ibope/NetRating, cerca de 30% das visitas às lojas virtuais vêm dos mecanismos de buscas.
0 Responses to "Crescimento do E-Commerce no Brasil"