07:02
Segundo pesquisa do E-bit divulgada no E-Marketer, o comércio eletrônico dobra de tamanho no Brasil a cada dois anos, e o faturamento do setor foi de aproximadamente R$ 4 bilhões em 2007, crescimento de 43% frente ao ano anterior, e uma cifra quatro vezes maior que o faturamento do e-commerce brasileiro em 2005.
Isso se dá devido ao crescimento no número de internautas que realizam compras pela Internet. Em 2007, 9,5 milhões de internautas compraram pela Internet, contra 7 milhões em 2006 e 1,1 milhão em 2001, ou seja, 79% do número média de usuários mensais de Internet em 2007. Esse número coloca o Brasil entre os países onde o e-commerce está mais avançado. No Japão, país onde a proporção de internautas compradores é a maior do mundo, 82% dos internautas fazem compras on-line. Nos Estados Unidos, por outro lado, apenas 63% dos internautas fazem compras pela internet. Entretanto, o faturamento do e-commerce americano ultrapassa os US$ 100 bilhões.
No Brasil, os produtos mais comprados pela Internet são os livros, revistas e jornais, com 17% do mercado. A forma mais popular de pagamento é o cartão de crédito. 49,47% dos internautas preferem usar o crédito para pagar as suas compras virtuais, contra 39,06% que preferem o pagamento via boleto bancário.
Uma importante forma de divulgação das lojas on-line são os links patrocinados, sejam em buscadores universais ou em buscadores verticais. Segundo dados do Ibope/NetRating, cerca de 30% das visitas às lojas virtuais vêm dos mecanismos de buscas.
Isso se dá devido ao crescimento no número de internautas que realizam compras pela Internet. Em 2007, 9,5 milhões de internautas compraram pela Internet, contra 7 milhões em 2006 e 1,1 milhão em 2001, ou seja, 79% do número média de usuários mensais de Internet em 2007. Esse número coloca o Brasil entre os países onde o e-commerce está mais avançado. No Japão, país onde a proporção de internautas compradores é a maior do mundo, 82% dos internautas fazem compras on-line. Nos Estados Unidos, por outro lado, apenas 63% dos internautas fazem compras pela internet. Entretanto, o faturamento do e-commerce americano ultrapassa os US$ 100 bilhões.
No Brasil, os produtos mais comprados pela Internet são os livros, revistas e jornais, com 17% do mercado. A forma mais popular de pagamento é o cartão de crédito. 49,47% dos internautas preferem usar o crédito para pagar as suas compras virtuais, contra 39,06% que preferem o pagamento via boleto bancário.
Uma importante forma de divulgação das lojas on-line são os links patrocinados, sejam em buscadores universais ou em buscadores verticais. Segundo dados do Ibope/NetRating, cerca de 30% das visitas às lojas virtuais vêm dos mecanismos de buscas.