Resumo: Como Podemos Pensar, de Vannevar Bush

Lucas Reis

,


No artigo "Como podemos pensar" publicado em julho de 1945, Vannevar Bush convoca os mais de 6 mil cientistas que estiveram sob sua coorenação durante os esforços da Segunda Guerra Mundia a desenvolverem a ciência nos tempos de paz pensando muito mais em desenvolver as capacidades mentais do ser humano do que em desenvolver as capacidades físicas, que foram o foco do desenvolvimento científico durante a Guerra.

Bush fala que a união de esforços por uma causa única entre os melhores cientistas de diversos países provocou uma explosão na quantidade de conhecimento disponível para a humanidade. Entretanto, essa quantidade gigantesca de informação, que evolui rapidamente, tornaria difícil ,o trabalho do cientista de criticar, ou mesmo de lembrar de todos os trabalhos de uma determinada área. Com isso a especialização ganha força, mas diminui a multidisciplinaridade das pesquisas.

Parte desta dificuldade se deve aos métodos de transmissão de conhecimento da época, que seriam ultrapassados para o novo ritmo de inovação científica. Isso geraria um problema, pois como os cientistas não conseguem acompanhar o lançamento de novos trabalhos pela enorme quantidade destes, vários trabalhos importantes não ganhariam destaque na comunidade científica por não chegar às mãos dos pesquisadores numa escala adequada.

Mas o autor enxerga na evolução da mecânica e dos estudos em eletricidade sinais de que deve estar por vim uma mudança nesta realidade. Ele argumenta que na história da ciência foram desenvolvidos diversos dispositivos que não puderam ser colocados em prática devido à realidade ecônomica, técnica ou social de sua época, mas hoje, o desenvolvimento científico e ecônomico de uma sociedade de consumo de massa torna possível a realização de empreendimentos científicos extremamente complexos, mas que mantêm a sua confiabilidade e que funcionam a um baixo custo. Toda essa nova conjuntura coloca num horizonte próximo a possibilidade de novos avanços em novas áreas.

Este é um resumo da primeira seção do artigo "Como Podemos Pensar" (As We May Think), de Vannevar Bush. Leia a íntegra, em inglês, do texto aqui ou leia a tradução das principais partes aqui.

Resumo da Segunda Seção.
0 Responses to "Resumo: Como Podemos Pensar, de Vannevar Bush"