Continuação - Resumo de "César", de Allan Massie

Lucas Reis


No decorrer desta magnífica história são salientados pontos fundamentais da cultura romana. Primeiro, a importância que as instituições civis adquiriram nesta sociedade e a importância do direito para os cidadão romanos são a todo momento destacadas. Além disso, a permissividade dos romanos para com o adultério é diversas vezes percebida.

Porém, mas chamativa é a presença extremamente forte do homossexualismo entre os romanos. Por diversas vezes Bruto relembra os seus casos com outros homens, e destaca veementemente o seu amor por Otávio, sobrinho de César, a quem afirma ter amado. Mesmo César, Grande Ditador e mulherengo inveterado, é contado em casos com outros homens. O grande parceiro de Bruto por toda a história, Casca, é um promíscuo e inteligente homossexual. O relacionamento homossexual entre os homens é tolerado, mas uniões estáveis entre homens não eram legalmente apoiadas.

Subjaz em todo o texto uma sensação de paradoxo. Pois Roma apesar de ser tão avançada quanto a algumas questões, como liberdades individuais e direito a divórcio, apoiava-se em um regime escravagista vergonhoso. Além disso, os romanos não conseguiam enxergar dignidade que não fosse em seus cidadãos. A sociedade romana, como bem retrata o livro, estabelecia igualdade entre os seus cidadãos, mas relegava uma vida de penúria, miséria e exploração a que não o fosse. Vale lembrar, que era cidadão em Roma os ricos e nobres.

Em César, por diversas vezes são citados os nomes de filósofos gregos como Platão nas conversas entre os personagens. Também são lembrados e contados os casos envolvendo os grandes nomes da História Romana, como Alexandre e Cipião. O livro é magnífico, César é um romance histórico que faz o leitor sentir as aflições de um cidadão romano do período ditatorial de Júlio César, todas as referências históricas são verídicas. Um grande romance para quem quer conhecimento e entretenimento.

Esta é uma sinopse do livro "César" de Allan Massie. Conheça este livro e saiba quanta ele custa aqui.

0 Responses to "Continuação - Resumo de "César", de Allan Massie"