05:06
O conhecimento desenvolvido pela ciência deveria ser armazenado de modo a ser facilmente consultado no futuro. Os meios de armazenagem de dados da época eram ainda pouco eficientes, e Bush afirma que se novos meios não surgirem, os da década de 40 (fita magnética, fotografia etc) deverão evoluir.
Vannevar Bush vê um futuro promissor para o densenvolvimento da fotografia, com inovações nas lentes, miniaturização dos aparelhos, melhoria da qualidade da imagem, aumento na capacidade de armazenamento e com uma utilização mais fácil e acessível a todos. Estas inovações deveriam tornar a armazanagem de dados via fotografia mais potente.
Bush destaca que em várias áreas do conhecimento as inovações estão tornando cada vez maior a capacidade de armazenar as informações. Cita com particular euforia, as inovações da química e da ótica, que se refletem na fotografia, e da eletricidade, que se refere em um tipo de cópia: a fotocopia. Quanto à fotocópia, Bush diz que o seu processo ainda é lento e desajeitado, mas que nada impede que no futuro se sofistique e faz uma comparação com a tecnologia de geração de imagens na TV, pois ambas as tecnologias são parecidas, e a TV já conseguia gerar imagens contínuas, rápidas e com uma qualidade satisfatória.
Assim como a fotografia deverá evoluir, Vannevar Bush também vê um horizonte bastante interessante para a microfotografia. Com as inovações técnicas da época, já era possível reduzir uma imagem em até 20 vezes e, ainda assim, manter uma qualidade de imagem. Com o avanço desta tecnologia, seria possível reduzir um volume da Enciclopédia britânica a uma caixa de fósforos, e todo o conhecimento produzido e armazenado pela humanidade durante a história, caberia em uma van.
Entretanto, Bush volta a ressaltar que comprimir para armazenar informações em espaços cada vez menores é importante. Porém, é ainda mais importante,tornar essas informações acessíveis a consulta. Por outro lado, comprimir dados tem uma outra importância: reduzir custos. Produzir e enviar um microfilme numa caixa de fósforos contento toda a Enciclopédia Britânica custa muito mais barato do que imprimir um exemplar e enviar para seu destino. Essa queda de custos pode criar novas oportunidades para a ciência.
Este é um resumo da segunda seção do artigo "Como Podemos Pensar" (As We May Think), de Vannevar Bush. Leia a íntegra, em inglês, do texto aqui ou leia a tradução das principais partes aqui.